quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Passeio a Peniche e Óbidos repleto de boa disposição

Passeio




No passado Sábado, 11 de Outubro, cerca de uma centena de pessoas participaram em mais um passeio realizado pela Associação Recreativa e Desportiva de Fiais da Telha.
Ainda o dia não clareava e já todos aguardavam ansiosamente que a viagem começasse. Apesar da chuva ter ameaçado o dia, as temperaturas amenas que se registaram tornaram este passeio ainda mais agradável.

Depois de uma curta paragem para reforçar o pequeno-almoço, a chegada a Peniche decorreu por volta das 10h30m. Uma primeira pausa no Cabo Carvoeiro para apreciar a preciosa vista sobre o mar que este lugar proporciona. Para além de avistar a ilha das Berlengas, os mais afoitos puderam ainda descer à varanda de Pilatos, alojada no meio das rochas e que oferece uma visão deslumbrante.

Seguiu-se uma visita à Fortaleza de Peniche. Local carregado de simbologia histórica, pois foi prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974 e alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias. Apesar de se encontrar um pouco degradado, o seu peso na história e os percursos de vida que acarreta arrepiam os visitantes que por ali passam.

E porque a hora de almoço já se impunha foi tempo de partilhar (como já é hábito) as merendas. Depois deste intervalo houve lugar para a boa disposição, que de resto já nos tinha acompanhado ao longo de toda a viagem, com uma improvisada actuação dos “bombos fialenses”.

O destino que se seguiu foi a vila de Óbidos. Todos os participantes puderam percorrer as ruas desta vila tão característica e provar a tão famosa ginjinha de Óbidos. O Castelo (que actualmente serve de pousada), a porta da Vila (entrada principal), a igreja de Santa Maria, bem como o Aqueduto foram alguns dos locais visitados. Para melhor poder usufruir da paisagem e dispor de uma visão privilegiada sobre a vila, houve quem percorresse as muralhas que a ladeiam.

E porque a tarde ia já avançada foi tempo de regressar, sempre com boa disposição, finalizando assim mais um passeio/convívio que proporciona sempre diferentes experiências aos “turistas” fialenses.

Nota: As pessoas que participaram no passeio e quiserem partilhar algumas das fotografias tiradas é favor enviá-las para ardft.fiais@gmail.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fotos Baile das Vindimas

As fotos do baile das vindimas, realizado no passado dia 20 de Setembro, com o Grupo AF podem ser vistas no seguinte endereço:


http://www.grupoaf.com/concertos/AF_fiaisdatelha_20-09-2008/